Escola dos Sonhos

Essa vida chamada Escola dos Sonhos

Uma escola comunitária, localizada no Sítio Monte Carmelo, zona rural do município de Bananeiras, na Paraíba, que atende educando(a)s entre 04 e 14 anos de idade, de diversas comunidades rurais e urbanas. Reconhecida pelo MEC, em 2016, como Instituição de Referência para a Inovação e a Criatividade na Educação Básica do Brasil. Em 2017, entrou para a rede das Escolas Transformadoras, certificada pela Ashoka/Alana, a primeira  na Paraíba. Em 2019, ingressou no Programa Escolas 2030, como uma das 13 Organizações-polo.

Comitê de Equidade da Escola dos Sonhos

Os Comitês Estudantis têm o objetivo de integrar os estudantes no processo pedagógico da Escola dos Sonhos com atividades que promovam a interação social e corresponsabilidade, por meio da autonomia e do protagonismo como princípios basilares da proposta pedagógica. Um trabalho educativo que agrega ao cotidiano escolar a promoção do desenvolvimento cognitivo, psicossocial e humanístico. A cada início de ano letivo, eles se reúnem para avaliar e definir quais os comitês serão criados (recepção, horta, biblioteca, economia solidária, mediação de conflito, esportes...). Cada comitê constrói seu plano de ação anual, que deve constar o quê, como fazer, quem e quando e passa a executá-lo. Motivados pela necessidade de tornar as relações mais equitativas na escola, o Comitê Estudantil de Equidade foi criado pelos próprios educandos no ano de 2023 com objetivo de reconhecer as diversidades existentes no contexto escolar e acolher os educandos em suas necessidades. Junto às educadoras mediadoras do comitê, discutiram sobre equidade e debruçaram o olhar para as relações interétnicas, de gênero e estudantes com e sem deficiência, reconhecendo os tipos de preconceitos, discriminações e bullying observados, presenciados e vivenciadas dentro da escola. Tornando-se o comitê uma das estratégias propostas para trabalhar juntos na superação de qualquer tipo de discriminação preconceituosa que possa existir.

A cada encontro, tendo como suporte para anotações o caderno do comitê, registram como a ação será desenvolvida de forma mais detalhada, avaliam a execução da ação e planejam uma nova ação ou a continuidade. Nessa perspectiva, os objetivos traçados pelos membros do comitê diante das ações propostas, foram os seguintes: 1. Realizar a leitura de textos sobre equidade; 2. Relatar como enxergam as relações de equidade na escola a partir das observações do cotidiano. 3. Refletir como lidar com as necessidades dos educandos listados através da observação e dividir-se para apoiá-los. 4. Propor rodas de conversas com os educandos da escola para o mapeamento dos educandos que precisam de apoio. 5. Apoiar os educandos que se envolvam em situações de descriminação, preconceito e bullying. 6. Realizar encontros para acolher os educandos que mais precisam, com intuito de identificar suas emoções, intitulado de “chá interativo”.

O que incentivou a criação do Comitê Estudantil de Equidade na escola foram as discussões coletivas realizadas com os educandos no processo de avaliação da vivência dos valores norteadores da proposta educativa da Escola dos Sonhos. Ao se deparar com os relatos dos educandos em situações de bullying e da necessidade de melhoramento das relações interpessoais, os educandos foram provocados em pensar estratégias para tornar as relações equitativas na escola. Antes da sugestão do comitê de equidade, os educandos e educadores tentaram vencer os desafios apontados de diversas maneiras, como a criação de uma “caixa dos sentimentos” para quem desejasse escrever alguma situação vivida ou presenciada, a discussão do problema no Colegiado Estudantil e Assembleia de pais/responsáveis.

"[...] Saboreiem este livro e em cada trecho dele lembrem-se das crianças acolhidas amorosamente pelas educadoras e educadores da ENSC Bananeiras. Sintam a alegria que esses e essas têm em contribuir com o sonho de todos, das cidadãs e cidadãos que sairão desse espaço, firmes na esperança de um mundo melhor, ao qual não assistirão passar em branco, mas construirão com todas as possibilidades de juntos irem aprendendo e ensinando durante o caminho. Se isso não é educação, eu não sei o que pode ser."

Sonia Goulart 

DADOS PARA DOAÇÃO

Manutenção do projeto


Pix para a COODESC: coodesc@gmail.com 

Transferência bancária (Banco do Brasil): Agência 0527-4 conta 2016-8 variação 51 (conta poupança)

Para TED/DOC, usar a conta: 510.002.016-0

Construção da Escola dos Sonhos

Pix para a COODESC: 26.287.469/0001-47 

Transferência bancária (Banco do Brasil): Agência 0527-4 conta 2020-6 variação 51 (conta poupança)

Para TED/DOC, usar a conta: 510.002.020-9


Titular: COOPERATIVA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL MONTE CARMELO

InstagramFacebookYouTube